Tenha uma gestão de vendas baseada em metas para sucesso de seu negócio.
Metas devem orientar a sua empresa para o alcance dos seus objetivos de negócio.
Métricas devem ajudá-lo a acompanhar e garantir o alcance de suas metas, de forma mensurável.
Por que pensar em metas e métricas?
- Dimensionamento de equipe
- Avaliação de performance
- Dados para coaching e treinamentos do time
- Planos de bonificação e promoção
Sua organização deve estar centrada no atingimento de suas metas, por meio do sucesso nas métricas.
Muitas pessoas, erroneamente, entendem metas como sinônimos de objetivos. É compreensível, já que são dois conceitos bem semelhantes. Contudo, as metas nada mais são do que os passos necessários para o alcance de um objetivo maior.
Em outras palavras, quando nos referimos às nossas metas, falamos de marcos mensuráveis e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto.
No contexto das vendas, portanto, elas detalham os resultados que precisam ser obtidos para o sucesso em um propósito mais amplo.
E como podemos usufruir de metas e métricas para ter mais sucesso nos negócios?
1. Estipule sua Meta de Vendas
Quando falamos em metas, falamos de marcos mensuráveis e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto. No contexto das vendas, portanto, elas detalham os resultados que precisam ser obtidos para o sucesso em um propósito mais amplo. O ponto inicial de sua busca por sucesso é definir quais as metas que o levarão até lá.
A partir deste ponto, faça a conta de quanto você precisa vender para alcançar seu objetivo de receita e de lucro. Para isso, pense na sua margem, para entender o quanto precisa faturar para gerar o lucro desejado.
2. Defina as Métricas e a Forma de Acompanhamento
Como mensurar se as metas de vendas estão sendo alcançadas?
Tão importante quanto definir metas alcançáveis, é saber como mensurá-las. De nada adianta estipular o ponto que deve ser alcançado se você não tem como saber se a campanha foi bem-sucedida. Mas, afinal, como realizar esse monitoramento?
O básico é garantir que todos os envolvidos compreendam essas metas perfeitamente. O mais importante, porém, é estruturar um sistema capaz de mensurar cada um dos indicadores.
3. Dimensionamento da Equipe de Vendas
Qual deve ser o tamanho do time de vendas da minha empresa? Essa é uma dúvida comum entre gestores de organizações que atuam em diferentes setores do mercado.
Antes de chegar a uma conclusão sobre o número ideal de profissionais no seu time de vendas, outros questionamentos precisam ser feitos e respondidos. Eles envolvem principalmente a determinação das metas a serem alcançadas e a capacidade dos vendedores e gestores.
As metas de vendas devem ser os objetivos da organização expressos em resultados, como números de clientes, unidades vendidas ou faturamento para um período determinado.
A partir desta avaliação de META e de capacidade de entrega, você deverá fazer a conta inversa: quantos profissionais com a meta individual de R$ 10.000/mês preciso para atingir R$ 100.000 em vendas?
4. Avaliação de Performance e Treinamento e Coaching
Metas e métricas são fundamentais para que possa entender ONDE você quer chegar com a sua equipe, em que ponto de desenvolvimento ela está e como você poderá fazer com que o seu time obtenha sucesso. Você deve ter as metas e métricas bastante claras para que possa avaliar de forma continua seu time e prover ferramentas como coaching e treinamentos formais para que cada profissional possa atingi-las.
5. Recompense os vendedores de forma justa
Seria bastante estranho direcionar e avaliar sua equipe com base em metas e não recompensá-los com a mesma medida, não é mesmo? Assim, baseie a recompensa de seus vendedores no alcance de indicadores, sucesso em métricas e alcance de metas. Este tipo de recompensa tende a trazer maior sentimento de meritocracia e justiça para equipe, além de ter o poder de reforçar os comportamentos e as ações que você definiu como fundamentais ao sucesso de seu negócio.
Quer entender mais sobre a importância de tudo isso para impulsionar seu negócio? Conheça a Boost Academy!
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.
A assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.
Gostou do post? Compartilhe agora mesmo:
Posts relacionados

